Hoje vamos falar da capital da Espanha, Madrid. Me sugeriram que eu escrevesse sobre Barcelona mas como eu adoro Barcelona, e tudo que há em Barcelona e Catalunha: sua gente bonita e hospitaleira, lugares maravilhosos e principalmente praias maravilhosas. Minha preferida é Roc Sant Gaietá mais conhecida como Roda de Bará. Parte baixa, porque também tem a parte alta da cidade que é um pouco mais longe da praia em Tarragona. É uma praia bem pequena comparada a Salou, que é a mais popular. É como se fosse Guarapari, ou melhor, Cabo Frio.
Catalunha é tudo de bom! É UM PAÍS DENTRO DE OUTRO PAÍS. Vamos deixar de falar de Catalunha e começar a falar em Madrid , quer dizer escrever.
No final dos anos 80 a movida madrilena ficou conhecida em todo mundo como a cidade mais divertida do mundo. O novo ar de liberdade criou uma onda de criatividade que ninguém de espirito jovem podia escapar, e Madrid se tornou a sede principal do movimento cultural: cinema, teatro, pintura etc... Os responsáveis desse movimento eram, na sua maioria, jovens emergentes que hoje são artistas consagrados. Creio que o mais conhecido (mundialmente) é ninguém mais ninguém menos que Pedro Almódovar. Eles deixaram de ser jovens oprimidos pela ditadura e se tornaram grandes artistas, como também aconteceu no Brasil na década de 80.
O nome Madrid vem de Magerit, nome que os árabes usaram para identificá-la, e que significa "terra rica em água". Madrid tem uma população de quase 6 milhões de habitantes e, mais de 6 mil madrilenos vivem em favelas como estas das fotos abaixo(dato de 2005) .
Nas pesquisas eles dizem que a população dessas favelas é de maioria ciganos e imigrantes, mas a verdade é que eles não querem aceitar que tem muito espanhol fudido que precisa viver nessas condições e preferem jogar a sujeira no ventilador.
Las Barranquillas: um dos maiores bairros marginais de madrid.
Ah, e em Madrid os politicos também vão as favelas pedir voto a esquerda!! O prefeito de Madrid, Alberto Ruiz Gallardón e Esperanza Aguirre, vice - prefeita e companheira do partido popular.